Tenha os Santos Sacramentos da Igreja Católica no seu Lar

Quando falamos em ministros logo se vem à mente os Padres e Bispos, porém há outras categorias de ministros. Vamos falar da última categoria, que pertencem aqueles que, em caso de urgência, é permitido pelo Catecismo Romano batizar sem as cerimônias solenes. Essa permissão se refere a todas as pessoas, desde leigos (fiéis) entre o povo, homens e mulheres, independentemente de sua religião.

É isso mesmo! Em caso de necessidade, é autorizado de forma extraordinária que até mesmo judeus, os infiéis, e os hereges possam exercer este santo ministério (batismo), contanto que se proponham a fazer o que determina a Santa Igreja Católica ao conferir o Batismo. Essa doutrina (permissão extraordinária) é confirmada por muitas determinações dos Santos Padres e dos Concílios.

O Catecismo Romano do Concílio de Trento (1566) é uma importantíssima obra da Fé Católica, e uma referência indispensável para os padres, catequistas e seminaristas para sua formação teológica.
Mas nem por isso, o Leigo (fiel) está impedido de estudá-lo, pelo contrário, nesses tempos em que encontrar um Padre ou um catequista honesto para orientação está cada vez mais difícil.

Por que disso?

Por que até mesmo um herege pode ministrar um santo ministério, no caso, o batismo.

Não seria uma ofensa a Deus?

De forma alguma, já que foi o próprio verbo encarnado com sua bondade e sabedoria que concedeu essa faculdade os homens, pois, como todos os homens estão estritamente obrigados a receber este Sacramento, Nosso Senhor Jesus Cristo escolheu a água como matéria desse Sacramento, por ser a coisa mais comum que há, incluindo a todos como ministro de sua válida administração.

E por que os ministros extraordinários (judeus, leigos, hereges) não podem aplicar as cerimônias solenes, justamente porque são menos necessários que o próprio Sacramento, e não por haver mais valor espiritual nos ritos e cerimônias.

Então é livre para se fazer da maneira que quiser?

Claro que não. É permitido exercer esse ministério pelos leigos com as devidas ressalvas, de acordo com a hierarquia entre os ministros.

E como funciona a hierarquia?

Na presença de um homem não compete à mulher batizar; como também se houver um clérigo não compete a um leigo; muito menos a um clérigo, quando se encontrar presente um sacerdote.